Por João Henrique Siqueira / Ascom

Faltam menos de dois meses para a décima nona edição do Festival de Inverno de Água Branca (FIAB). O maior evento de frio do Sertão de Alagoas será realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho, e já conta com a confirmação de duas gigantes artistas nacionais.

Uma das mais importantes vozes da MPB, a compositora e multi-instrumentista Ana Carolina reúne sucessos como “Quem de nós dois”, “É isso aí”, “Encostar na tua”, “Garganta”, “Pra rua me levar”, “Confesso”, “Uma louca tempestade”. São 26 músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas. Com uma carreira com mais de cinco milhões de discos vendidos, a cantora já ganhou diversos prêmios da música brasileira. Ana Carolina se apresentará na segunda noite do Festival de Inverno no dia 20 de julho.

Já a artista Simone Mendes foi confirmada para a terceira noite do FIAB, se apresentando no dia 21 de julho. Reconhecida por sua dedicação aos gêneros musicais Sertanejo e Forró Eletrônico, ganhou destaque por integrar a banda Forró do Muído. Fez parte da dupla Simone & Simaria, conhecida como “As Coleguinhas”. Com diversos hits entre as mais tocadas do Brasil como “Erro Gostoso” que rendeu prêmios da música brasileira em 2023, atualmente está com as músicas “Dois Tristes” e “Dois Fugitivos” no Top 50 Brasil da plataforma Spotify.

O Festival de Inverno de Água Branca, além das apresentações musicais pela noite, conta com programação cultural durante o dia que impulsiona a economia criativa na venda do artesanato local e das comidas típicas na Feira de Gastronomia Quilombola. Movimenta e valoriza a cultura com as apresentações das danças tradicionais, além do ecoturismo das trilhas ecológicas e esportes radicais através dos atrativos dos voos de parapente. Em razão do aumento expressivo de público nas últimas edições, este ano os shows serão realizados na nova Praça Multieventos que está em fase de conclusão.

De acordo com o prefeito Zé Carlos, a expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas por dia, superando todas as edições realizadas. “O Festival é uma festa muito esperada pelos moradores e principalmente turistas. Uma história de 19 anos. A economia não só gira em Água Branca, mas também nos municípios circunvizinhos pela grande procura de hotéis e pousadas que logo ficam lotadas e isso é muito bom, o comércio e a rede hoteleira a todo vapor. Em breve, vamos inaugurar a tão sonhada praça de eventos. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 4 milhões para que este novo espaço de lazer seja palco de festas de grande porte como o FIAB, que este ano a estrutura será impecável”, destaca.

O secretário municipal de Juventude, Cultura, Turismo e Desporto, Heládio Cardeal, ressalta que o Festival terá atrações e atividades para todos os gostos e idades. “Nós buscamos o diferencial justamente para atrair turistas. É sertanejo misturado com música popular brasileira, com forró. Água Branca se torna referência por trazer grandes nomes principalmente do estilo MPB de nível nacional para esta região interiorana. Estamos fechando a grade artística e durante as próximas semanas, iremos soltar mais novidades que farão parte desse Festival histórico”, pontua.

A cerca de 308 km da capital alagoana, Água Branca está situada na região Serrana do Sertão Alagoano e se destaca nesta temporada de inverno por seu clima frio. A sensação térmica pode chegar aos 12° graus em razão da sede da cidade está localizada em uma serra com altitude de 570 metros acima do nível do mar, considerada a segunda cidade mais alta de Alagoas.

Com o slogan “Tradição, Serra e Frio no Sertão”, o Festival de Inverno de Água Branca está consolidado no Circuito do Frio de Alagoas e do Nordeste. Foi o pioneiro a ser realizado no Estado desde o ano de 2004, atraindo visitantes de toda parte do país que buscam por momentos de lazer em um clima frio convidativo para saborear uma boa bebida, ouvir uma boa música e experimentar a culinária da região interiorana.

Em razão da grande procura de hospedagem na cidade, a Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Turismo e Desportos em parceria com a Diretoria de Comunicação iniciará a ação de cadastro de moradores que têm casas, apartamentos, chácaras, quartos ou dependências que estejam disponíveis para aluguel temporário durante o período do FIAB.

Os turistas interessados em receber informações sobre os locais disponíveis, como também contatos de hotéis e pousadas, podem entrar em contato através dos directs dos Instagrams @prefeituradeaguabranca, @secdeculturaeturismoab, como também por e-mail culturaeturismoab@gmail.com e ascom.pmaguabranca@gmail.com.